terça-feira, 15 de abril de 2014

Pequenos hábitos, grande impacto

Muitas vezes as pessoas estão insatisfeitas com seu peso, mas não conseguem identificar por que engordam. Existem, claro, vários fatores envolvidos no ganho de peso. Mas vou falar aqui sobre um deles: pequenos hábitos alimentares aparentemente inocentes ou saudáveis inseridos no seu dia-a-dia, que contribuem com o aumento de peso sem você perceber.

Aqui vai um exemplo de como um pequeno hábito pode ter um grande impacto em sua vida.

Uma mulher grávida precisa engordar por volta de 10 quilos durante a gravidez. Para alcançar essa meta, basta ingerir 300 calorias a mais por dia, ou o equivalente a 2 copos de leite integral.
300 calorias ao dia = 2100 calorias por semana. Total em 40 semanas = 84000 cal. Dividindo 84000 por 7700 (calorias aproximadas para formar um quilo) = 10,91 kg.

Impressionante, não? Veja como um alimento saudável, em pequena quantidade diária pode gerar um ganho de peso incrível! Você consegue identificar alguns hábitos alimentares aparentemente inocentes que estão fazendo você engordar?


Então, o primeiro passo para manter seu peso ideal é identificar todos os hábitos alimentares que você adquiriu ao longo dos anos e eliminar aqueles que são desnecessários. Os vilões aqui são os mais variados: comer sobremesa após a refeição, adicionar açúcar ao café/chá, comer porção dupla do seu prato favorito, manteiga no pão, molho de salada industrializado, porção muito grande de queijo, coxinha para “aguentar” a fome até o jantar, chocolate quente à noite, suco natural no almoço, acrescentar queijo ralado à comida, etc etc etc. Se esses hábitos fizeram você engordar, eles precisam ser eliminados para que isso nunca mais volte a acontecer; só assim você conseguirá manter seu peso ideal.

Toda mudança se inicia com o autoconhecimento. Espero ter contribuído de uma pequena forma, mas que pode ter um grande impacto na sua saúde e bem-estar.

O que você acha? Poste aqui seu comentário.

2 comentários:

Anônimo disse...

O que você disse é perfeito!

Rita Guimarães disse...

Obrigada! Espero poder ajudar.